domingo, 6 de setembro de 2009

Analisando a telenovela

A objeto desta tarefa é a telenovela “Caminho das Índias”, exibida de segunda a sábado, pela emissora Rede Globo.



A novela fala sobre a cultura indiana, e seus marcos mais fortes e importantes, nela podemos ver trejeitos,

paixões proibidas, vestes, costumes e cultura divididas em dois núcleos brasileiro e indiano.

Tem em seus principais temas o sistema rígido de castas que proíbe as uniões conjugais de castas abaixo ou diferentes, cultura e religiosidade hindu, triângulos amorosos, casamentos arranjados, a longa preparação para um casamento, a questão do preconceito dos intocáveis ( Dalits), doenças mentais, exemplos de falta de estrutura familiar adequada que se reflete no comportamento, conflitos familiares e superstição, entre outros.





Os principais temas tratados durante essas duas semanas que eu estou acompanhando, são as situações finais da definição do caso de uma falsa morte, a descoberta da falsidade ideológica da vilã da trama, mentira de paternidade, conservadorismo indiano que afeta os relacionamentos.


Sobre a questão dos valores podemos notar com clareza a divisão dos costumes entre oriente e ocidente. Na Índia o apego pela formação do espírito e do ser é constante, os valores sociais permeiam-se no conflito entre uma Índia ao mesmo tempo dividindo a era "globalizada" e tradicional, em que se observa suas características rígidas e hierárquicas. Vivendo sobre a constante ameaça de desrespeitar os preceitos de sua cultura, abundam os clichês de exotismo, tendo seus mantras e rituais ironizados, sua tradição apresentada de forma grotesca.


Há também uma falsa ilusão sobre as considerações da mentalidade brasileira que ao acompanhar os capítulos, os consideram inferiores, na verdade a novela como a principal fonte de informação e é tida como verdades absolutas pela a maioria dos telespectadores, de forma burlesca que resolvem imaginá-los ironicamente como seres inferiores, meramente porque crêem em outra divindade, se casam de outro modo, praticam seus interesse baseados em outros princípios, e instruem seus filhos em convenção com isso.


A novela está influenciando a sociedade na questão de consumo, teve o aumento comprovado de consumo de artigos indianos, fabricação de produtos inspirados nessa estética, os personagens se caracterizam com indumentária de forma adequada, com gírias, costumes de tratamento, etc.


Tais quanto deturpados os valores indianos, estão presentes os valores brasileiros, além das histórias de amor nos deparamos com as denúncias sobre os costumes dos próprios brasileiros, são retratados ainda a ambição e a ganância, a busca desenfreada pela beleza e poder, inveja, preconceito em função de doença, o famoso “jeitinho brasileiro” de resolver um algo. Esta história permite que façamos um aprofundamento antropológico nas culturas indiana e brasileira, mas não quer dizer que tudo que se apresenta é fidedigno e contemporâneo.




No núcleo brasileiro também apresenta a cultura da boemia da Lapa, no RJ, miscigenação, diversidade e a cultura artística deste bairro.


Acredito que não há possibilidade de julgamento sobre uma cultura ou País a partir de uma novela. Se pudesse recrevê-la, trataria de uma Índia mais atual, mas talvez não tivesse muito Ibope, por que não falaria de romances impossíveis, falaria da liberdade de expressão, das condições de vida daquele povo, abrangeria aspectos políticos e econômicos, posso perceber que se trataria mais de um documentário, enfim, este folhetim oferece uma primeira impressão da Índia e apresenta uma abordagem superficial daquele país e de sua cultura.






Nenhum comentário: