domingo, 20 de setembro de 2009

Arte postal e vídeo arte

Este post é duplo, vou falar um pouco sobre arte postal e video arte.

A arte Postal é uma forma de arte que se iniciou em meados do século passado na "Correspondance Art School" de Nova Iorque e teve grande expressão nos anos 70 e 80. Ela tem como veículo de transmissão os serviços postais e, por isso, cartas, postais, envelopes, selos, etc. são alguns dos suportes em que é possível a expressão desta arte.

Os artistas de Arte Postal utilizam principalmente técnicas como colagens, pintura, fotos e escrita sobre estes suportes. A única limitação real à utilização de diferentes técnicas e suportes é a possibilidade de envio dos trabalhos pelos serviços postais de cada região.


Criei uma arte postal com conceitos de desconstrução da matéria e uma manta de palavras, utilizando ritmo, forma e fundo através de colagens.




Video arte é uma forma de expressão artística que utiliza a tecnologia do vídeo em artes visuais. Desde os anos 1960, a videoarte está associada a correntes de vanguarda

A introdução do vídeo nesse universo traz novos elementos para o debate sobre o fazer artístico. As imagens projetadas ampliam as possibilidades de pensar a representação, além de transformar as relações da obra de arte com o espaço físico.
Uma nova forma de olhar está implicada nesse processo, distante da ilusão projetada pela tela cinematográfica e da observação da obra tal como costuma ocorrer numa exposição de arte. O campo de visão do espectador é alargado, transitando das imagens em movimento do vídeo ao espaço envolvente da galeria.

As cenas, os sons e as cores que os vídeos produzem, menos do que confinados ao monitor, expandem-se sobre e ao redor das paredes da galeria, conferindo ao espaço um sentido de atividade: o olho do espectador mira a tela e além dela, as paredes, relacionando as imagens que o envolvem.
O tema da video arte é estranhamento, nele apresentam-se as reações ao se deparar com o estranho

Nenhum comentário: