domingo, 6 de maio de 2012

Projeto azulejaria


SE ESTA RUA FOSSE MINHA: ESSÊNCIA DA AZULEJARIA E VALORIZAÇÃO DA CRIATIVIDADE


Se esta rua se esta rua fosse minha
Eu mandava, eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante
Para o meu, para o meu amor passar [...]


           O azulejo provém do árabe, de “alzuleicha”, que significa pedra polida ou pedra cintilante. 

A arte azulejista no Brasil é uma importante expressão artística que perpassa civilizações e está presente no imaginário. É uma técnica herdada dos portugueses e por muito tempo foi considerada um importante elemento de ornamentação.  

             Podemos observar que muitos aspectos arquitetônicos no Rio de Janeiro tiveram seu marco no século XVII, os monumentos iniciais construídos eram fontes, que serviam para fornecer água à população. Logo depois, santuários, fortificações, prédios públicos, surgem na ideia de homenagear diversos tipos de personalidades, entre elas artistas, cantores, compositores, políticos, militares, pessoas notáveis e tantos outros.

Sendo assim, a exposição propõe uma análise das questões da gênese, expansão, arquitetura e metamorfoses dos logradouros, igrejas, centros culturais e museus cariocas, reforçando a importância de conhecer suas origens. 


Para realização deste projeto escolho a intervenção urbana como poética, pois se faz possível à ligação da ideia de utilização do espaço urbano, o estudo sobre a superfície e azulejaria.

Os ladrilhos serão fabricados em papelão, material efêmero e de usabilidade simplificada, receberão aplicação dos motivos mais apresentados na cidade: 

  • Elementos figurativos das primeiras azulejarias portuguesas trazidas para o Brasil;
  • Os azulejos fabricados pela Osirarte que apresentam motivos inspirados na fauna marinha em branco e diversas tonalidades de azul;
  • Os temas geométricos trabalhados por Athos Bulcão e Paulo Werneck;

Os motivos serão gravados na superfície do papelão através da pintura de estêncil, objetivando a reprodução em larga escala.
A intervenção acontece com aplicação destes ladrilhos nos logradouros, planos e muros, formando painéis que dialogarão com a paisagem original, agora modificada pela ação artística. 

Durante a intervenção se fez o registro fotográfico da ação artística, com o intuito de captar as diferentes olhares e possibilidades de uso do azulejo em diferenciadas estilos e superfícies, inseridos em lugares incomuns da cidade.  

            Sendo assim com a intervenção urbana, haverá o encontro para possibilidades de reflexão com o intuito de identificação das diferentes características físicas da evolução do espaço urbano e as questões imagéticas que contribuem para diversidade cultural do lugar.

Fotos da intervenção:
Os lugares escolhidos para intervenção foram: Dois casebres do ano de  1914 e 1901 respectivamente no bairro de Anchieta na cidade do Rio de Janeiro;
Rua  Moura Rolim no Bairro de Anchieta Rio de Janeiro;













Fotos da exposição em São Paulo:







Nenhum comentário: