terça-feira, 20 de maio de 2008

Arte educação e tecnologias

Para esta semana falando de tecnologia, gostaria de postar dois vídeos:
Este é de autoria de Camila Handam


E este é de Zilda Borges:



Os dois abordam sobre o uso da tecnologia...

Primeiramente por que se tratam de videoarte, que é uma forma de expressão artística que utiliza a tecnologia do vídeo em artes visuais. Desde os anos 1960, a videoarte está associada a correntes de vanguarda.

Considero que a informática na educação, é um agente estimulador de mudanças de paradigmas nos processos de aprendizagem.
A era digital esta facilitando novas formações organizacionais humanas, e para a educação é benéfica essa nova maneira de ensinar, devemos lembrar que o homem não aprende somente com a educação dada, ele aprende também com a vivência, realidade e sociedade.

O problema é que a educação brasileira não é voltada para ensino através das tecnologias e falta profissionais qualificados para tal e as tentativas de minimizar as deficiências educacionais só combatem o problema mas não previnem.

É preciso conhecer a tecnologia e sobre a tecnologia. A informação é o primeiro passo para conhecer.
Conhecer é relacionar, integrar, contextualizar, fazer nosso o que vem de fora.

Conhecer é saber, é desvendar, é ir além da superfície, do previsível, da exterioridade.
Conhecer é aprofundar os níveis de descoberta, é penetrar mais fundo nas coisas, na realidade, no nosso interior.
Se a educação se volta para o conhecimento, se compartilha esta vontade que atinge os alunos, comunidade , a família... enfim toda estância escolar.

O uso das tecnologias para o ensino são uma maneira de enriquecer bastante a aula, torná-la mais dinâmica e participativa. Os seres humanos criaram as ferramentas tecnológicas para serem extensão dos seus braços e capacidades, eu faço equivalência ao uso da tecnologia, o homem a criou para o auxiliar.
Exemplificando o uso da tecnologia, a Internet é uma mídia que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece.
Essa motivação aumenta se o professor cria um clima de confiança, de abertura, de cordialidade com os alunos.

Os alunos motivados facilitam enormemente o processo, estimulam as melhores qualidades do professor, tomam-se interlocutores lúcidos e parceiros de caminhada do professor-educador.

Nenhum comentário: